Como instalar e usar o Console de Recuperação no Windows XP

Em toda a manutenção no Windows XP, um utilitário que se torna indispensável para essa  tarefa é o Console de Recuperação.

Esse programa corrige problemas no sistema dos mais diversos tipos: falhas nos arquivos de inicialização, substitui arquivos com defeito ou corrompidos, corrige falhas no sistema de arquivos, dentre muitos outros problemas.

Para esse nosso tutorial você vai precisar do CD de Instalação do Windows XP.

Lembrando que esse é um tutorial para usuários mais experientes, o que não quer dizer que quem tem alguma noção de informática não consiga segui-lo.

Instalando o Console de Recuperação

1- Insira o CD de Instalação do Windows XP em sua unidade de CD

2- Clique em Iniciar > Executar e digite o seguinte comando D:\i386winnt32.exe /cmdcons onde d: é a sua unidade de CD. Se estiver utilizando o Windows XP x64 digite D:\amd64winnt32.exe /cmdcons

3- Uma caixa de diálogo aparecerá como mostra a figura abaixo. Clique em sim



4- Após terminar a instalação, reinicie o seu computador. Ao reiniciar aparecerá o "Console de Recuperação do Microsoft Windows" no menu de inicialização conforme figura abaixo. Pronto, isso indica que seu console foi instalado com sucesso.

Como usar o prompt de comando do Console de Recuperação


1- Ao reiniciar seu computador, aparecerá no menu de Inicialização do Windows o Console de Recuperação do Windows conforme figura abaixo. Clique para iniciar o console.



2- O console leva alguns segundos para inicializar. Logo no início ele pedirá para você selecionar o Sistema Operacional no qual você quer se logar, conforme figura abaixo. Digite 1 caso só tenha um sistema instalado e logo em seguida digite a senha de administrador. (Lembrando que se tiver qualquer problema no sistema de arquivos não aparecerá nada, bastará apenas dar ENTER).



3- Abaixo todos os comandos para esse Console.

  • Attrib altera atributos em um arquivo ou subdiretório.

  • Batch executa comandos especificados no arquivo de texto Inputfile. O Outputfile contém a saída dos comandos. Se você omitir o parâmetro Outputfile, a saída aparecerá na tela.

  • Bootcfg modifica o arquivo Boot.ini para configuração e recuperação de inicialização.

  • CD (Chdir) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local.

  • Chkdsk A opção /p executa o Chkdsk mesmo que não haja sinalização de erro na unidade. A opção /rlocaliza setores defeituosos e recupera informações legíveis. Essa opção implica em /p. O Chkdsk requer o Autochk. O Chkdsk procura automaticamente o Autochk.exe na pasta de inicialização. Se o Chkdsk não encontrar o arquivo na pasta de inicialização, procurará o CD-ROM de Instalação do Windows 2000. Se o Chkdsk não encontrar o CD-ROM de instalação, solicitará que o usuário localize o arquivo Autochk.exe.

  • Cls limpa a tela.

  • Copy copia um arquivo para um local de destino. Por padrão, o destino não pode ser uma mídia removível e não é possível usar caracteres curinga. Quando um arquivo compactado do CD-ROM de Instalação do Windows 2000 é copiado ele é automaticamente descompactado.

  • Del (Delete) exclui um arquivo. Opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local. Por padrão, não é possível usar caracteres curinga.

  • Dir exibe uma lista de todos os arquivos, incluindo arquivos de sistema e ocultos.

  • Disable desabilita um serviço ou driver do Windows. A variável serviço_ou_driver é o nome do serviço ou driver que você deseja desabilitar. Quando você usar esse comando para desabilitar um serviço, o comando exibirá o tipo de inicialização original do serviço antes de alterá-lo para SERVICE_DISABLED. Observe o tipo de inicialização original para poder usar o comando enable para reiniciar o serviço.

  • Diskpart gerencia partições nos volumes do disco rígido. A opção /add cria uma partição nova. A opção /delete exclui uma partição existente. A variável dispositivo é o nome do dispositivo para uma nova partição (por exemplo, dispositivodiscorigido0). A variável unidade é a letra de unidade para uma partição que esteja sendo excluída (por exemplo, D). Partição é o nome com base na partição de uma partição que esteja sendo excluída, (por exemplo: dispositivodiscorigido0particao1) e pode ser usada em vez da variável unidade. A variável tamanho é o tamanho, em megabytes, de uma nova partição.

  • Enable habilita um serviço ou driver do Windows. A variável serviço_ou_driver é o nome do serviço ou driver que você deseja habilitar e tipo_de_inicialização é o tipo de inicialização de um serviço habilitado. O tipo de inicialização usa um dos seguintes formatos:
    SERVICE_BOOT_START
    SERVICE_SYSTEM_START
    SERVICE_AUTO_START
    SERVICE_DEMAND_START

  • Exit fecha o Console de Recuperação e reinicia o computador.

  • Expand expande um arquivo compactado. A variável origem é o arquivo que você deseja expandir. Por padrão, não é possível usar caracteres curinga. A variável destino é o diretório para o novo arquivo. Por padrão, o destino não pode ser uma mídia removível e não pode ser somente leitura. É possível usar o comando attrib para remover o atributo somente leitura do diretório de destino. A opção/f:filespec é obrigatória quando a origem contém mais de um arquivo. Essa opção permite caracteres curinga. A opção /y desabilita o prompt de confirmação de substituição. A opção /d especifica que os arquivos não serão expandidos e exibe um diretório dos arquivos na origem.

  • Fixboot grava um setor de inicialização novo na partição do sistema.

  • Fixmbr repara o código mestre de inicialização da partição de inicialização. A variável dispositivo é um nome opcional que especifica o dispositivo que requer um novo MBR (registro mestre de inicialização). Omita essa variável quando o destino for o dispositivo de inicialização.

  • Format formata um disco. A opção /q realiza uma formatação rápida. A opção /fs especifica o sistema de arquivos.

  • Help Se você não usar a variável comando para especificar um comando, help listará todos os comandos compatíveis com o Console de Recuperação.

  • Listsvc exibe todos os serviços e drivers disponíveis no computador.

  • Logon exibe instalações do Windows detectadas e solicita a senha de Administrador local para essas instalações. Use esse comando para mover para outra instalação ou subdiretório.

  • Map exibe os mapeamentos de dispositivos atualmente ativos. Inclua a opção arc para especificar o uso de caminhos ARC (Advanced RISC Computing), o formato do Boot.ini, em vez de caminhos de dispositivo do Windows.

  • MD (Mkdir) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local.

  • More/Type exibe o arquivo de texto especificado na tela.

  • Rd (Rmdir) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local.

  • Ren (Rename) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local. Não é possível especificar uma nova unidade ou caminho como destino.

  • Set exibe e define as variáveis de ambiente do Console de Recuperação.

  • Systemroot define o diretório atual para %SystemRoot%.

Espero que tenham gostado desse tutorial. Comente! Compartilhe!
Compartilhe no Google Plus

3 comentários:

  1. Como instalar e usar o Console de Recuperao no Windows XP...

    Aprenda instalar e usar esse programa indispensvel na correo de problemas num dos sistemas mais famosos criados pela Microsoft....

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo: Bom Dia..

    Instalei o Combo Fix em meu not bok para reparar o virus trojan, no final apareceu a seguinte mensagem :

    APLLICATION ERROR :

    Exeption eoles sys error in module
    skype.exe at 001143825.
    O Servidor RPC não está disponível.

    O meu Not Book ao liga-lo não aparece mais as barras de ferramentas no rodapé da pagína,
    Como devo fazer para reparar esse erro,

    Grato,
    Mauro

    ResponderExcluir
  3. Oi Mauro, para ver se o servidor RPC está ligado faça o seguinte:

    Clique em Iniciar > Executar digite services.msc

    Localize a Chamada de procedimento remoto (RPC)

    Em Status, veja se está Iniciado, caso não esteja clique com o botão direito sobre ele e clique em Iniciar.

    Se não resolver, entre pelo modo de segurança e remova o Skype.

    Em último caso, é melhor reinstalar o sistema.

    Até!

    ResponderExcluir