Como identificar o hardware do seu computador

Se eu pedisse para você me dizer qual o modelo da sua placa mãe, ou, qual a quantidade de memória que utiliza, ou, qual o processador que está usando atualmente, você saberia me responder?

Não se preocupe se sua resposta for não. Infelizmente 99% dos usuários de computador sequer sabem qual é a configuração deles. E não os culpo por isso. A maioria das pessoas ainda trata computadores como eletroeletrônicos comuns, como uma televisão ou um micro system.

O problema de tratar computadores dessa maneira, é que podem levar seus donos a terem grandes prejuízos no rendimento de suas máquinas caso peguem para fazer manutenção algum pilantra disfarçado de técnico em informática.

E isso não é muito incomum. Já atendi muitos clientes que reclamaram que após uma manutenção seu computador ficou muito mais lento, e após verificar e comparar as peças que estavam nele com a descrição da nota fiscal percebia que memórias, hds, processadores haviam sido substituídos por outros com desempenhos inferiores.

Foi pensando nisso que resolvi criar esse post. É importante antes de mandar alguém mexer na sua máquina saber o que realmente tem dentro dela.

Vamos usar nesse tutorial um programa gratuito, leve e de fácil instalação. Estou falando do CPU-Z 1.61.

Esse programa não serve para alterar qualquer informação do seu hardware, mas fornece dados precisos a respeito de sua placa mãe, processador e memória.

Ele também é muito utilizado por técnicos em informática e usuários para fazer comparativos entre diferentes hardwares, uma verdadeira “mão na roda”.

Baixando e instalando o CPU-Z 1.61


1- Baixe o programa clicando neste link

2- Após o download dê um duplo clique no arquivo que baixou. Clique em Next > Selecione “I accept the agreement” > Next > Next > Next . Sugiro que neste ponto você tire a seleção do programa do patrocinardor conforme imagem abaixo:


3- Feito isso clique em Next > Next > Install > Finish

4- Após a instalação, dê um duplo clique no atalho do programa na área de trabalho para abri-lo.



Guia CPU (Processador)


Na primeira guia do programa (conforme imagem acima) temos todos os dados referentes ao processador. Em Name temos o modelo do processador. Essa é a parte que nos interessa mais. Nesse exemplo, podemos definir que o processador que estamos utilizando é um Intel Pentium E5400 e em Especification teremos a especificação completa do processador: Pentium ® Dual-Core CPU E5400 @2.70GHz.

Para esse exemplo são as informações principais que você deve anotar com relação ao seu processador. As outras informações são mais técnicas, tais como o socket utilizado (Package), a velocidade de barramento (Rated FSB), a quantidade de memória Cache (L1 Data, L1 Inst., Level 2).

Guia Mainboard (Placa Mãe)


Nessa segunda guia poderemos tomar nota do modelo da placa mãe que está sendo utilizada. A tela é apresentada como na figura abaixo:


Podemos notar a imagem acima o campo Manufacturer (Fabricante) e Model (Modelo). Neles temos respectivamente o Fabricante e o modelo da placa que esta sendo utilizada no momento.

Em nosso exemplo estamos usando uma placa fabricada pela Gigabyte Technology Co. Ltd. modelo G41MT-S2, que são os dados que realmente importam para esse nosso tutorial.

Os outros dados são mais técnicos como BIOS e Interface Gráfica.

Guia Memory e SPD


Nessas duas guias vemos informações referentes à memória que está sendo utilizada.

Na guia Memory vemos dados gerais da(s) memória(s) instalada(s) no computador.


Em Type e Size, vemos respectivamente o modelo da memória o tamanho dela em Mega Bytes (MB)

Na guia SPD, temos informações detalhadas da(s) memória(s) presente(s)


Aqui temos dados importantes como Fabricante (Manufacturer), Tamanho da memória (Module Size) e Freqüência (Max Bandwidth). Nesse nosso exemplo seria: Fabricante: Kingston – Tamanho da Memória: 4096 MB – Freqüência: PC-3 10700 (667MHz)

Há um menu suspenso com a indicação Slot#1, Slot#2, etc. Se tiver mais de um pente de memória no computador, você terá informações separadas para cada uma delas. Caso haja informações em Slot #1 e em Slot#2 indica que você possui dois pentes de memória instalados.

Guia Graphics (Placa de Vídeo)


Veremos agora informações referentes a placa de vídeo instalada no seu computador


No nosso exemplo podemos notar que temos uma placa de vídeo da NVIDIA GeForce 7300 SE/7200 GS (Name) com 256 MB de Memória (Memory). Anote os dados desses campos que são muito importantes.

Verificando o tamanho do HD


O último passo é identificar o tamanho do HD (Hard Disk). É nesse periférico que ficam gravadas as fotos, documentos, músicas, vídeos, etc. Então é importante saber o fabricante e o tamanho desse HD.

Faremos isso manualmente, já que o programa CPU-Z não nos fornece essas informações.

1- Para isso vamos em Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas administrativas > Gerenciamento do computador.

2- Selecione a opção Gerenciamento de Disco. Você pode notar que ele irá listar todos os discos presentes no computador. No nosso exemplo verificamos que eu só tenho um HD identificado como Disco 0 (se houver mais de um aparecerá como Disco 1, Disco 2, etc) conforme imagem abaixo:


 3- Para saber o modelo do(s) disco(s) clique com o botão direito em cima e vá e Propriedades. Será mostrado como na imagem abaixo:


4- No nosso exemplo meu HD é um Samsung HD502HI com aproximadamente 465,75 GB (Giga Bytes)

Montando o Inventário de Hardware


A última parte é montar nosso inventário de Hardware, contendo todas as informações fornecidas pelo programa. Veja como fica
  • Processador: Pentium ® Dual-Core CPU E5400 @2.70GHz

  • Placa Mãe: Gigabyte Technology Co. Ltd. Modelo G41MT-S2

  • Memória: Kingston – Tamanho da Memória: 4096 MB – Freqüência: PC-3 10700 (667MHz)

  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 7300 SE/7200 GS com 256 MB de Memória

  • HD: Samsung HD502HI com aproximadamente 465,75 GB (Giga Bytes)

É importante anotar também o sua leitora/gravadora de CD/DVD e outros detalhes importantes. Futuramente trataremos do mesmo assunto com programas mais completos.

Lembre-se de manter seu inventário atualizado!

Gostou? Compartilhe!
Compartilhe no Google Plus

1 comentários:

  1. […] Aprender como identificar o hardware em um computador é essencial para você que acabou de chegar nesse post. Entenda-se por Hardware, toda peça ou componente instalado em um PC. E se veio até aqui, seja por curiosidade ou não, é importante que a partir de hoje, identifique corretamente tudo o que tem em sua máquina. […]

    ResponderExcluir