Como identificar o Hardware instalado em um computador

Aprender como identificar o hardware em um computador é essencial para você que acabou de chegar nesse post. Entenda-se por Hardware, toda peça ou componente instalado em um PC. E se veio até aqui, seja por curiosidade ou não, é importante que a partir de hoje, identifique corretamente tudo o que tem em sua máquina.

E porque é tão importante saber isso? Veja bem. É bem comum a maioria das pessoas contratarem vizinhos, amigos, amigos de amigos ou gente que sequer tem referência para fazer a manutenção em seus computadores.

O que acontece em alguns casos é que nem sempre elas são bem intencionadas e acabam trocando peças do computador por outras que não são de boa qualidade ou que possuem desempenho menor.

É claro que tem muita gente boa no mercado (como eu, claro :-)), mas é sempre bom ficar esperto.

É possível ter detalhes do hardware sem precisar abrí-lo, como eu ensinei no post Como identificar o hardware do seu computador, só que nesse caso, não tem como sabermos onde eles ficam e nem para que servem.

Então eu te convido a ir junto comigo nessa leitura e passo a passo irmos explorando um PC por dentro.

 

COMO IDENTIFICAR HARDWARE INSTALADO NO COMPUTADOR


Acompanhe abaixo onde está localizado cada um deles dentro de um gabinete comum, popularmente conhecido como CPU.


Na sequência temos:

1-    Fonte de alimentação
2-    Ventoinha ou cooler, dissipador e processador (CPU)
3-    Pente(s) de memória
4-    Periféricos adicionais
5-    Leitora de CD/DVD/BluRay
6-    Disquete ou Leitora de cartão
7-    Hard Disk (HD)
8-    Placa mãe
9-    Gabinete (Mais conhecido como CPU)

Agora de uma maneira bem simples e não muito técnica, vamos conhecer cada um deles e para que servem.

 

1 – FONTE DE ALIMENTAÇÃO

A fonte de alimentação é a responsável pela distribuição de energia para os diferentes componentes do computador. Ela também protege seu equipamento das oscilações da rede elétrica, mantendo um fluxo constante de energia e impedindo que os componentes queimem com essa oscilação.
Dica de manutenção: Verifique sempre se a ventoinha (um pequeno ventilador instalado dentro da fonte) não está parada ou fazendo ruidos. Para saber se isso está acontecendo, coloque a mão na parte de trás de seu computador e sinta se o “ventinho” sai normalmente de dentro dela. Caso ela esteja parada ou apresentando ruídos, peça a um técnico que substitua o ventilador para você ou faça a substituição da peça toda. Sem esse ventilador a fonte vai superaquecer, podendo danificar outros componentes no computador.

 

2- VENTOINHA OU COOLER, DISSIPADOR E PROCESSADOR


A ventoinha e o dissipador na realidade são uma peça só. Eles são responsáveis por refrigerar o processador que está localizado logo abaixo desse conjunto. Veja na imagem abaixo o exemplo dessa peça:
Logo abaixo da ventoinha e do dissipador encontra-se o processador. O processador é responsável pelos diversos cálculos que um computador moderno necessita fazer. Ele é o Hardware mais importante de todo conjunto. Não vamos entrar muito em detalhes, na imagem abaixo o exemplo de um processador.


Dica de manutenção: assim como a fonte, o processador necessita que seu ventilador esteja funcionando perfeitamente para que ele possa desempenhar bem suas funções. Por isso, verifique periodicamente se o ventilador não está travado. Caso esteja substitua-o imediatamente.

3- PENTE(S) DE MEMÓRIA


Os pentes de memória, também conhecidos como memória RAM, são auxiliares na troca de dados entre processador e HD. Ela desempenha uma papel importantíssimo, pois é com ela que a troca de informações, entre processador e HD ficam mais ágeis. Por isso que quanto mais memória RAM, melhor.

 

4- PERIFÉRICOS ADICIONAIS


Em outro post eu vou falar melhor dos periféricos adicionais que um computador pode vir a ter. Não vou entrar muito em detalhes, mas entre eles podemos citar: placa de rede, placa de vídeo, placa de captura, placa de som, entre muitas outras.

 

5- LEITORA DE CD/DVD/BLURAY


Bem, essa é bem conhecida, pois é com ela que nós utilizados nossos CD/DVD/BLURAY no computador. Hoje também é possível gravar todo tipo de dados em mídias virgens. Bem basicamente ela serve pra isso :-D.

 

6- DISQUETE OU LEITORA DE CARTÃO


Leitoras de disquetes estão em desuso atualmente, mas mesmo assim achei importante colocar ele aqui (vá que sua máquina tem). Muitas empresas ainda precisam utilizar esse recurso, mas no geral, nem vendido ele é mais. Veja o exemplo de uma leitora de disquete em si.
Atualmente, PCs estão vindo com leitoras de cartão de memória. Elas servem basicamente para ler aqueles cartões de máquinas digitais e celulares. Confira o exemplo de um leitor de cartão:

7- HARD DISK (HD)



Mais conhecido como HD, é nele que ficam salvos os arquivos e também o sistema operacional (Windows ou Linux). Todas as suas fotos, musicas, vídeos, programas, etc, ficam armazenadas nele e não na memória RAM como muitos pensam. Para o usuário, esse sem dúvida é o hardware mais importante do computador, pois é nele que fica armazenada toda sua história.

 

8- PLACA MÃE

Também conhecida como Mother Board, ou simplesmente MB, ela é responsável por organizar a comunicação entre os diversos Hardwares instalados nela. Ela é também um os componentes essenciais para o bom desemprenho do computador, já que é ela que vai organizar a casa (entendeu a piada :-))

 

9- GABINETE




Reparou que eu falei gabinete? Pois é, popularmente ele é conhecido como CPU, mais para que tudo fique certo, vamos identifica-la como deve ser: GABINETE.

Nele ficam acomodados todo o Hardware do computador, todos os citados acima e mais um pouco. Um bom gabinete também é responsável pela boa circulação do ar dentro dele, e isso é muito importante, pois todos os componentes geram calor, uns mais outros menos.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Perceba que a intenção desse post, como já foi dito anteriormente, não foi lhe passar dados técnicos e sim, lhe transmitir conhecimentos básicos para que daqui pra frente, você possa reconhecer esses componentes facilmente.

Para informações mais detalhadas sobre cada peça, sugiro o Wikipédia. E porque eu não faço isso aqui no blog? Porque não é esse o assunto central desse espaço, aqui nós tratamos apenas da parte prática.

Espero sinceramente que você tenha apreciado esse post e fico muito feliz se você chegou comigo até aqui.

Ajude a promover o blog nas redes sociais, ele pode ajudar mais pessoas. Não custa nada.

Sucesso e até a próxima!
Compartilhe no Google Plus

3 comentários:

  1. Lacerda Figueiredo5 de outubro de 2013 20:16

    Olá amigo, Rodrigo. Li o seu post sobre COMO TROCAR A PLACA-MÃE SEM FORMATAR A HD, mas não encontrei (no post) o local onde postar e perguntar algo a vc sobre o assunto. Achei muito interessante e bem aplicado seus comentários. Mas tenho uma dúvida: Estou com um PC de um cliente para executar esse serviço. O micro está com o Win XP é bem antigo, lento, não suporta mais que 512Mb de memória, mas em contrapartida tem coisas muito importantes nele como: Programa de emissão de boleto BRADESCO, Emissor de Nota Fiscal da Secr.et. Fazenda, Certificados digitais e diversos outros aplicativos. A minha dúvida maior é sobre o Certificado Digital. O que está instalado, não é o de cartão mas aquele que instala no Sistema Internet Explorer. Eles dizem que o Certificado não pode ser mudado de computador ou copiado!! Então eu te pergunto: Se eu fizer a troca da placa mãe não haverá nenhuma perda de informações ou validade do(s) certificado(s) Digital(ais) pois o BRADESCO também utiliza certificado e eles são pagos. O procedimento descrito por você nas três formas, são mesmo seguro ou há a possibilidade de se perder a instalação original do Sistema e ter que formatá-lo?? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rodrigo, eu queria te perguntar se você tem tido problemas com esses modens da NET com antena embutida que tem um sinal horrível, porque pra mim tem acontecido muito..e pra tentar compensar o sinal, eu tenho colocado um Roteador por trás do modem da NET, e tem dado configuração normal e melhorado bem o sinal usando um segundo roteador,mas recentemente peguei um Roteador na net um THOMSON DWG874B que dá dando a maior canseira..coloquei um Outro roteador D-link numa das saidas LAN do Thomson, mas não dá navegação de jeito nenhum, também tentei por um Acess Point, que aliás já estava instalado lá, mas quando um dia deu queda de luz o ponto de acesso perdeu configuração, já testei ele em casa e tá bom, mas lá no modem da net não dá sinal...teria alguma dica pra passar..de como instalar um Roteador "atrás" desse modem da NET..!! abraço, Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elzio, vejo que você é um usuário bem avançado. Então vou tentar te dar uma luz. Veja bem, esses roteadores com antenas embutidas não são muito eficientes e seu alcance é bem limitado mesmo.

      O que eu faria nesse caso, seria configurar o seu outro roteador como um Access Point de modo que ele funcione apenas como um repetidor de sinal.

      Isso é muito usado em grandes residências. Não colocados APs apenas para repetir o sinal do roteador principal.

      Como não sei o modelo do seu outro roteador, sugiro que procure tutoriais que ensinam fazer esse tipo de configuração, que é muito simples.

      Espero que você tenha sucesso e que eu possa ter te ajudado. Até!

      Excluir